Tratamento Capilar

Low poo e No poo: O que é e como fazer

Olá Florinha, tudo bem por aí?

No post de hoje vamos falar sobre duas técnicas que viraram tendência quando o assunto é tratamento natural para os cabelos: Low Poo e No Poo.

Vem com a gente descobrir o que é e como elas deixam suas madeixas mais saudáveis e bonitas!

O que é Low Poo e No Poo

Talvez você não saiba, mas os shampoos tradicionais têm em sua composição substâncias que danificam os cabelos. Uma das principais é o sulfato, que faz uma limpeza profunda, mas causa o ressecamento e a perda da oleosidade natural dos fios.

Com o objetivo de criar uma alternativa mais natural e saudável para cuidar dos cabelos, surgiram as técnicas Low Poo e No Poo.

Veja a seguir o que elas são e como funcionam!

Low Poo

Low Poo, em inglês, significa pouco shampoo. É uma técnica que significa reduzir o uso do shampoo na lavagem dos cabelos. 

Mas não é só reduzir…

Nessa técnica, os shampoos tradicionais são substituídos por shampoos sem sulfatos ou com sulfatos que sejam menos agressivos para os cabelos.

Mas e os condicionadores?

Eles também contém substâncias que são danosas aos cabelos, como os petrolatos.

Aparentemente eles deixam os cabelos sedosos e brilhantes, mas criam uma película ao redor dos fios que impedem a absorção das substâncias que realmente contribuem para mantê-los saudáveis.

Por isso, quem faz Low Poo também deve substituí-los por condicionadores que não tem essas substâncias.

No Poo

A técnica No Poo vai além e elimina totalmente o uso dos shampoos. Em seu lugar são utilizados produtos naturais para a lavagem dos cabelos, como bicarbonato de sódio.

Quem faz No Poo também pode alternar com o co-wash, que é a técnica de lavar os cabelos somente com condicionador.

Mas atenção! 

Para fazer co-wash você deve usar condicionadores livres de substâncias como óleos minerais, sulfatos, petrolatos e silicones insolúveis. Como você não vai usar shampoo, esses resíduos não serão removidos do seu cabelo.

 

Agora que você já sabe o que é Low Poo e No Poo e qual a diferença entre os dois, veja para quem essas técnicas são indicadas!

Para quais tipos de cabelos é indicado

As técnicas Low Poo e No Poo podem ser adotadas por todos que querem tratar suas madeixas de forma mais natural.

Mas são os cabelos mais ressecados, como os cabelos cacheados e ondulados, que mais se beneficiam: ao eliminar as substâncias agressivas presentes nos shampoos tradicionais, a proteção, a hidratação e a oleosidade natural dos fios são preservadas.

Elas também são ótimas para cabelos lisos e oleosos, ajudando a evitar o chamado efeito rebote: o shampoo tradicional remove totalmente a oleosidade dos fios. O organismo entende que é necessário repor a oleosidade perdida, deixando os fios ainda mais oleosos.

Você já está ansiosa para colocar em prática? Não deixe de ver essas dicas antes!

Como fazer Low Poo e No Poo

Antes de começar a usar essas técnicas você precisa de algumas informações importantes:

  • para iniciar o Low Poo ou No Poo, você deve lavar seu cabelo com um shampoo tradicional pela última vez. Isso é necessário para fazer uma limpeza profunda dos fios;
  • não estranhe se seu cabelo ficar ressecado no início. Como em toda transição, é necessária uma fase de adaptação. Dê tempo ao tempo!
  • escolha os produtos certos, livres de todas as substâncias que já citamos aqui. Você também pode procurar por produtos rotulados como Low Poo ou No Poo;
  • shampoos Low Poo fazem menos espuma. Não se apegue a isso! Eles contém os agentes limpantes necessários para limpar seu cabelo.

Por último, dê preferência às máscaras e tratamentos naturais para manter seu cabelo saudável e hidratado, como argilas, óleos vegetais e manteigas.

Na loja da Flora Fiora você encontra produtos 100% naturais para manter suas madeixas lindas, saudáveis e brilhantes.

Esperamos que você tenha gostado e se ficou alguma dúvida, coloque nos comentários!

Voltamos na próxima semana para falar mais sobre tratamentos naturais para a pele e os cabelos.

Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *