Olá florinha, tudo bem por aí?
Há algumas semanas falamos aqui no blog sobre o que são os óleos essenciais e como utilizá-los.
E para você ficar ainda mais por dentro do assunto, hoje vamos falar sobre a Aromaterapia: o que é, como surgiu, quais seus benefícios e quem pode usar?
Segue com a gente pra saber tudo sobre essa prática antiga e natural que proporciona saúde e bem-estar, então vamos lá!
O que é Aromaterapia
O uso dos óleos essenciais é uma prática antiga, usada há milhares de anos por várias culturas. Principalmente para fins medicinais!
Mas o termo Aromaterapia foi criado em 1928, na França, pelo químico Maurice René de Gattefossé, que se curou de graves queimaduras com o uso do óleo essencial de lavanda.
Ele aprofundou seus estudos e, de lá pra cá, a Aromaterapia se popularizou como uma terapia natural que traz vários benefícios para a saúde física, mental e emocional.
E se você ainda não fez uso da Aromaterapia ou dos óleos essenciais, a partir de agora vai ter bons motivos pra fazer isso!
[ux_products equalize_box=”true” cat=”21″]Benefícios da Aromaterapia
A Aromaterapia tem vários benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental e emocional. Veja os principais!
- Saúde física: Cada um dos óleos essenciais possuem propriedades físicas, como ação antibiótica, anti-inflamatória, antifúngica, analgésica, sedativa, revigorante, entre outras;
- Saúde mental e emocional: Além disso, os óleos essenciais possuem também propriedades terapêuticas, que ajudam a aliviar o stress, a ansiedade, combater a depressão, a insônia, aumentar o foco e a concentração, a sensação de bem-estar, entre outros.
Mas você pode estar se perguntando: “Como funciona a Aromaterapia? Como os óleos essenciais agem no corpo?”
É exatamente isso que nós vamos te contar agora!
Como funciona a Aromaterapia?
Os óleos essenciais são absorvidos pelo corpo de duas formas principais: pelo sistema olfativo e através da pele.
Pelo sistema olfativo
Ao entrar em contato com a mucosa das narinas, os óleos essenciais entram em contato também com a corrente sanguínea e atingem os centros vitais do corpo, ativando processos bioquímicos de acordo com cada óleo utilizado.
Além disso, as células olfativas são células nervosas que transmitem ao cérebro o estímulo do óleo. O cérebro, por sua vez, converte esse estímulo em sensações e emoções!
É através do sistema olfativo que os óleos essenciais atingem o sistema límbico, que está relacionado, entre outras coisas, à nossa memória, comportamento emocional, motivação, secreções hormonais e sistema imunológico.
Absorção pela pele
Para quem quer usar ele aplicando na pele, seja para uso cosmético ou terapêutico, os óleos essenciais são facilmente absorvidos, por isso também é muito importante ter cuidado no seu uso!
Por ser altamente concentrado, algumas peles mais sensíveis podem ter irritação ao contato direto com os óleos essenciais, por isso, o ideal é usar apenas 1 gota, como úso tópico, ou diluir em óleos vegetais, que terão a função de veículo para diluição e diminuir esse risco.
A grande vantagem de usar os óleos dessa forma, é que ao atravessar a epiderme, o óleo essencial penetra no sistema circulatório e linfático, se deslocando rapidamente pelo corpo.
[ux_image id=”996″ height=”300px” margin=”0px 0px 20px 0px” caption=”true” link=”https://florafiora.com.br/c/oleos-essenciais/”]
Como usar os óleos essenciais
Os óleos essenciais são muito versáteis e podem ser usados de várias maneiras:
- Aromatização de ambiente: em sprays de ambiente, difusores, velas aromáticas e umidificadores;
- Banhos e Escalda-pés: para relaxar, descansar e energizar;
- Compressas: para aliviar dores de contusões, cãibras, tendinites e enxaquecas;
- Fricção e massagem: a fricção aquece o músculo e diminui dores. A massagem traz benefícios físicos e emocionais;
- Inalação: para tratar questões emocionais ou dificuldades nas vias aéreas.
- Cosméticos naturais: os óleos essenciais são um dos principais ingredientes da cosmetologia natural, e podem ser usados tanto para odorizar o produto, substituindo o uso de essências sintéticas, quanto também por suas propriedades cosméticas e terapêuticas.
Quem pode fazer Aromaterapia?
E o melhor de tudo, todos podem se beneficiar da Aromaterapia!
Claro, sempre se informar e estudar bastante sobre o assunto, pois cada óleo possui propriedades incríveis, mas também possuem suas limitações, e é muito importante conhecer cada um deles para saber qual o melhor para você!
Se você quiser saber melhor sobre cada um deles, aqui na loja online da Flora Fiora você encontra todas as propriedades e informações de cada óleo essencial, dentro da descrição de cada produto!
[divider width=”50%” color=”rgb(219, 219, 219)”]E por hoje é isso, espero que tenham gostado e que esse conteúdo tenha sido bem útil para vocês fazerem uso da Aromaterapia de forma prática e sábia!
Conta pra gente nos comentários o que achou do post, e se quiser sugerir um tema para nossos próximos posts, ficaremos muito felizes em ouvir vocês! 😀
Um beijo, até!